Irã diz que exportação de ureia ao Brasil pode triplicar
Volumes podem chegar a 2 milhões de toneladas por ano
A National Petrochemical Company (NPC), empresa responsável pelo desenvolvimento e funcionamento do setor petroquímico iraniano, informou nesta sexta-feira (18) que poderá triplicar as exportações de ureia para o Brasil.
Durante a reunião com a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o presidente da empresa, Morteza Shah-Mirzaei, disse que os volumes poderão chegar a 2 milhões de toneladas ao ano. O montante atual é de 600 mil toneladas por ano.
A NPC, empresa que produz mais de 140 produtos petroquímicos, é uma filial do Ministério do Petróleo Iraniano, e atualmente é o segundo maior produtor e exportador destes produtos do Oriente Médio.
Ontem (17), a ministra visitou a Shiraz Petrochemical Company, uma das maiores produtoras de ureia do país. O Irã produz anualmente cerca de 5 milhões de toneladas do produto, metade é vendida ao mercado interno e o restante destinado à exportação.
Tereza Cristina destacou em almoço do Fórum Empresarial Brasil-Irã, que o Irã tornou-se o principal importador de soja, milho e carnes brasileiras no Oriente Médio, mas que o Brasil ainda tem interesse em exportar produtos como algodão, arroz e açúcar.
Neste sábado, a ministra deve se encontrar com o ministro da Agricultura do Irã, Seyed Javad Sadati Nejadi, e empresas públicas importadoras de alimentos.
Com informações do Mapa
Foto: Divulgação NPC